Carta de crédito contemplada: Entenda em que momento esse é um bom negócio para você!

Como funciona a carta de crédito contemplada?

Resumidamente, a carta de crédito contemplada é o documento que o consorciado obtém e que lhe dá o direito de usufruir do valor contratado no seu consórcio.

Assim, é necessário que o cliente tenha um consórcio contratado e os pagamentos em dia para participar dos sorteios e poder receber este direito.

Mas, isso significa que é preciso contratar um consórcio e esperar a contemplação?

Não necessariamente! Se deseja utilizar o crédito do consórcio, que não há juros, de forma rápida e sem a necessidade de esperar pela contemplação, é possível ainda “comprar uma carta de crédito já contemplada”.

Assim, você ingressa em um grupo de consórcio, com a vantagem de ter uma carta de crédito já contemplada em mãos, tendo o direito de realizar a compra do bem que desejar, ou ter acesso ao crédito disponível instantaneamente, sem esperar para ser contemplado.

Porém, o comprador assume também a titularidade do documento e todas as demais pendências ligadas ao consórcio presentes em contrato, inclusive as parcelas pendentes de pagamento.

 

Como ter acesso a carta de crédito contemplada?

Existem basicamente duas formas de ter acesso a uma carta de crédito contemplada: pela adesão de um consórcio ou através da compra de uma carta já contemplada.

Na primeira opção, é necessário realizar a contratação de uma modalidade de consórcio, seja consórcio de imóveis, consórcio de pesados, ou qualquer outra, e aguardar até que sua carta de crédito seja sorteada ou através de diferentes tipos lances que possibilita acelerar a contemplação.

Já se o objetivo é ter acesso momentâneo a carta de crédito, pode-se adquirir uma carta que já está contemplada e ingressar em um grupo de consórcio.

Assim, o interessado compra a carta de crédito de um consorciado que já contemplou a carta de consórcio, ou seja, de uma pessoa que já possui uma cota, obtendo todas as vantagens que um consórcio oferece, mas com um benefício extra: não precisar esperar ser sorteado ou ser necessário ofertar lances, pois a carta já foi contemplada em um sorteio anterior.

No entanto, ao comprar a titularidade de uma carta contemplada, podem surgir dúvidas sobre o pagamento e como se terá acesso a este montante.

Assim, é preciso ressaltar que, quando se compra a titularidade de uma carta de crédito, o novo titular do documento assume toda a responsabilidade do antigo titular da cota.

Em outras palavras, o novo titular assume todas as responsabilidades e obrigações do antigo consorciado para com o grupo ao qual ingressou. O pagamento de todas as parcelas posteriores à aquisição da carta contemplada, ficam assim sob a responsabilidade do novo titular da cota.

 

Em que momento a aquisição de uma carta de crédito contemplada é um bom negócio?

Para ajudar você a entender em que momentos a carta contemplada é um bom negócio, listamos algumas vantagens que ela apresenta.

 

Possibilita a compra a vista e assim poder de negociação

Como já mencionamos, a carta contemplada dá ao consorciado o poder de compra do bem desejado de forma à vista.

Assim, basta ter a carta de crédito em mãos para a compra do bem. E esse fator entrega ao comprador maior poder de negociação, o que muitas vezes gera economia na aquisição do bem.

Isso permite que a economia gerada durante a compra possa ser destinada a diversas outras finalidades. Dentre elas o pagamento de documentações inerentes ao bem ou até mesmo para a quitação de parcelas do próprio consórcio.

 

Processo de compra rápido e sem burocracias

Como já mencionado, a carta contemplada serve como um pagamento à vista, o que simplifica todo o processo de compra.

Diferentemente das modalidades de financiamento, por exemplo, onde processo é muito mais burocrático, e a análise de crédito pode se prolongar por meses.

Dessa forma, quando se deseja realizar um investimento de forma rápida, para a compra de bens, a carta de crédito contemplada apresenta ótimo custo benefício, pois permite o uso do valor do crédito de forma instantânea.

Mas, é preciso salientar que em algumas situações o crédito é liberado na conta do próprio titular do consórcio, e em alguns casos, primeiro escolhe-se o bem e posteriormente a administradora do consórcio libera o crédito para o pagamento diretamente para o vendedor. Ou seja, depende das regras de cada administradora.

 

Economia

Esse com certeza é um dos principais fatores que fazem da carta de crédito contemplada um excelente negócio.

E o motivo é simples: o custo é muito menor do que de um financiamento, ou seja, é uma ótima forma de economizar.

Isso porque sobre o financiamento há incidência de juros e outras diversas taxas. No consórcio há somente a cobrança da taxa de administração, que possui um valor até 248% menor quando comparada aos juros do financiamento.